Tradução: Petê Rissatti
"Eu sou o deus Apollo!" é o mantra de Apollo Wagga, um nova iorquino cuja vida em muitas coisas se assemelha a de outros garotos negros criados por uma mãe solo e o fantasma de um pai distante e é exatamente por isso que ele se dedica a ser exemplar para o seu filho que ainda não nasceu. Emma, a sua esposa, bibliotecária de formação, está nos últimos meses de gestação e os dois, zelosos, seguem toda a cartilha dos pais e mães atenciosos, desde os exames pré-natal à possibilidade do parto domiciliar, alinhando aos poucos os universos que separam os casais com filhos e os sem.
Apollo é um livreiro, ele persegue raridades em vendas de garagem e no espólio de recém falecidos e falecidas, tarefa na qual geralmente é acompanhado por Patrice, amigo de fé e irmão camarada sempre com tiradas tão ácidas quanto cômicas que ajudam a nós, leitores e leitoras, a atravessar melhor o caminho de pedras que se apresenta diante Apollo, quando ele testemunha uma das piores tragédias que podem acontecer a uma família, numa trama que trabalha racismo, pertencimento, relações amorosas, familiares e sociais que mostra que, algumas vezes, o que parece estar à nossa frente pode não passar de ilusão e que o medo em sua forma mais pura pode estar presente no caminhar noturno numa rua de um bairro habitado majoritariamente por gentes brancas.
Em sua jornada, Apollo não descobre ou redescobre apenas sobre si, ele se vê confrontado com realidades que se escondem à luz do dia e se movimentam melhor à noite, todas entremeadas por dramas particulares, simpatize-se com eles ou não.
Vencedor de vários prêmios, The Changeling - Sombras de Nova York também apareceu em várias listas de melhores do ano em 2017, seu lançamento e bem antes de virarmos a última página, percebemos ser merecido.
The Changeling - Sombras de Nova York foi lançado no Brasil pela editora Morro Branco e em 2023 virou uma série produzida pela Apple TV+ estrelada por LaKeith Stanfield, Clark Backo e Malcolm Barret, entre outros e outras.
Comentários
Postar um comentário